quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Você já conhece todo o tamanho do seu mercado? Você sabia que há outros consumidores que também poderiam ser seus?

Nenhum negócio é aberto para vender tudo para todo mundo. Mas pode apostar: a maioria dos negócios vende para bem menos gente do que poderia. Inclusive o seu. E o motivo é a falta de se fazer algumas perguntinhas básicas: por que algumas pessoas compram minha marcae outras compram a do meu concorrente? Ou: por que o meu concorrente vende mais do que eu? E ainda: por que alguns clientes meus estão mudando para meu concorrente? Por que eu não consigo atrair os clientes do meu concorrente? Não há negócio que não se confronte comquestões como essas, seja grande, médio ou pequeno. A grande verdade é que você não precisa mais continuar vivendo esses dilemas. Existem técnicas capazes não apenas de detectar e antecipar-se aos movimentos dos consumidores como de evitar que eles ocorram. Um bomprograma de fidelização, por exemplo, pode inverter toda uma tendência de mudança de marca. O desenvolvimento de novas versões de seus produtos ou serviços pode fazer sua marca avançar muito sobre novos mercados. Mas, sejam quais forem as atitudes a serem tomadas e as ferramentas a serem utilizadas, nada disso pode ser feito aleatoriamente, na base do palpite. Qualquer decisão necessita, antes, de um estudo sério da real situação da sua marca no mercado e de quais as tendências desse mercado; de uma definição técnica sobre quem são os seus clientes e quem são seus clientes potenciais; do comportamento de seus concorrentes e das inovações que a atividade em que você atua vemdesenvolvendo e utilizando no mundo. É a organização desses dados que ajuda a otimizar o seu negócio, criando condições de produzir de maneira mais racional e, assim, viabilizar preços mais competitivos e margens mais interessantes. Enfim, ganhar mercado e crescer.

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